SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número17Sonolência diurna excessiva entre acadêmicos de psicologiaPerfil do estudante universitário usuário de tecnologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

FORMIGA*, Nilton Soares. Testagem de um modelo empírico entre valores humanos e condutas desviantes em jovens. Psicol inf. [online]. 2013, vol.17, n.17, pp. 25-38. ISSN 1415-8809.

O presente trabalho tem como a comprovação de um modelo teórico no qual se hipotetiza associação dos valores humanos e as condutas antissociais e delitivas. Neste caso, os valores de orientação social - coletivista - explicariam negativamente as condutas desviantes, por outro lado, a orientação valorativa pessoal - individualista - se associará positivamente às condutas desviantes. Participaram do estudo 504 jovens, do sexo masculino e do sexo feminino, entre 15 e 22 anos. Responderam à Escala de Condutas Antissociais e Delitivas, o Questionário dos valores humanos básicos e questões sociodemográficas. No programa AMOS GRAFICS 18.0, gerou-se o modelo hipotetizado, observando uma associação negativa entre os valores sociais e as condutas desviantes e associação positiva entre valores pessoais e as mesmas condutas.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License