SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número17Depressão: crianças também sofrem com essa doençaO início do processo de avaliação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Resumo

PIRES*, Anderson Clayton. Sistema de estruturação de crenças sociointerativo: Estruturação de crenças, lógicas de interação e processos de contingenciamento. Psicol inf. [online]. 2013, vol.17, n.17, pp. 133-191. ISSN 1415-8809.

Sistema de estruturação de crenças sociointerativo é uma teoria que propõe uma nova compreensão da dinâmica do processo social de construção da identidade do indivíduo/pessoa humano. O artigo propõe a discussão de uma interface das ciências sociais e humanas para dispor de um olhar compreensivo para o fenômeno de construção subjetiva do sistema de crença do indivíduo, denominado de interagente. O indivíduo nunca deve ser compreendido como uma realidade autorreferente e autoexistente, mas como uma "unidade complexa" (NIKLÁS LUHMANN) que reflete o brilho dos processos sociais de uma sociedade complexa. A "experiência significada" no ritual de interação torna-se um "rito hermenêutico" de definição semântica do próprio sistema de crença do interagente. As lógicas de interação, contudo, tendem a contingenciar modos, sentidos e as estruturas das próprias interações estabelecidas entre os indivíduos, tornando possível maior inteligibilidade da relação existente entre crenças, lógicas de interação e processos de contingenciamento.

Palavras-chave : .

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License