SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Câncer na adolescência: um estudo com instrumento projetivoA psicologia hospitalar e as equipes multidisciplinares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Moara de Medeiros Rocha  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Intersexo: o desafio da construção da identidade de gênero. Rev. SBPH [online]. 2004, vol.7, n.1, pp. 17-28. ISSN 1516-0858.

A designação sexual, geralmente conduzida por meio de intervenção cirúrgica e/ou terapia hormonal, é a meta principal das equipes de saúde que lidam com casos de intersexo. Todavia, importantes questões associadas à identidade e papel de gênero ainda não foram esclarecidas, sobretudo à luz da evolução atual das teorias da Psicologia do Desenvolvimento. Assim sendo, a presente investigação teve por objetivo descrever e compreender os significados atribuídos pelo sujeito à condição intersexual ao longo do processo de construção de gênero. Para tanto, foram entrevistadas três crianças de seis anos de idade com diagnóstico de pseudo-hermafroditismo masculino e hermafroditismo verdadeiro. Adotou-se, também, a metodologia observacional com registro em vídeo de uma situação lúdica com brinquedos associados aos estereótipos masculinos e femininos. Os resultados revelaram que a identidade de gênero parece corresponder ao sexo de criação nos casos em que houve alguma orientação. Propõe-se uma discussão sobre a participação do sujeito na conduta terapêutica.

Palavras-chave : Intersexo; Hermafroditismo; Identidade de gênero; Papel de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License