SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Intersexuality: the challenge for constructing gender identityRepercussões psicossociais em pacientes submetidos a laringectomia total por câncer de laringe: um estudo clínico-qualitativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

FOSSI, Luciana Barcellos  and  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. A psicologia hospitalar e as equipes multidisciplinares. Rev. SBPH [online]. 2004, vol.7, n.1, pp. 29-43. ISSN 1516-0858.

A psicologia hospitalar tem construído sua história, passo a passo, considerando que há menos de duas décadas, a atuação do psicólogo em instituições hospitalares não estava regulamentada como uma ampla e necessária práxis psicológica. Nos hospitais gerais, a escuta terapêutica com usuários e familiares é imprescindível. Este estudo pretende mostrar alguns aspectos da inserção do psicólogo nas equipes de saúde, bem como sua práxis profissional no contexto hospitalar. Para tanto, foram entrevistadas 6 psicólogas de hospitais gerais de Porto Alegre para se compreender como o trabalho da psicologia está inserido junto aos de mais profissionais na equipe multidisciplinar de saúde. As psicólogas destacam diversos aspectos de sua atuação profissional que permearam a construção deste estudo. Dentre eles, foram salientados no discurso das entrevistadas, principalmente os seguintes aspectos: as relações de poder entre os profissionais da equipe multidisciplinar, o conceito de saúde e o discurso de humanização à atenção da saúde. As relações entre os profissionais da saúde das diversas disciplinas e o trabalho em equipe são fundamentais para um atendimento humanizado aos usuários de hospitais gerais. Por outro lado, os conceitos de saúde e de humanização da atenção à saúde se estabelecem de diferentes formas e estão quase sempre atrelados à área disciplinar do profissional. As equipes de saúde relatam que em alguns casos, somente a ajuda médica não basta para o tratamento ser bem sucedido: o ser humano é muito mais que um corpo físico, e assim, o atendimento integral a saúde é indiscutível.

Keywords : Psicologia hospitalar; Equipes multidesciplinares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License