SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A psicologia hospitalar e as equipes multidisciplinares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes et al. Repercussões psicossociais em pacientes submetidos a laringectomia total por câncer de laringe: um estudo clínico-qualitativo. Rev. SBPH [online]. 2004, vol.7, n.1, pp. 45-58. ISSN 1516-0858.

As alterações estéticas e funcionais decorrentes do tratamento da região de cabeça e pescoço podem trazer repercussões no desempenho do papel social, expressão emocional e na comunicação. O presente estudo buscou compreender o significado da submissão à laringectomia total por câncer de laringe. Concluímos, que a vivência do câncer e da laringectomia acarretaram repercussões psicossociais principalmente no que se refere ao prejuízo no contato social devido a perda da voz e da permanência do traqueostoma, apesar disto, a percepção de que o tratamento permitiu aos indivíduos continuarem vivos e terem a oportunidade de retomar ou iniciar projetos possibilitou que os mesmos apresentassem uma apreciação positiva em relação à cirurgia. O que pudemos notar é que uma postura passiva e por vezes resignada frente à vida foi aspecto marcante.

Palavras-chave : Câncer de laringe; Laringectomia total; Repercussões psicossociais.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License