SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The impact of the hospitalization in children from 1 to 5 years of age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante  and  LAGE, Ana Maria Vieira. O uso do teste de apercepção temática na análise da depressão no contexto da adolescência. Rev. SBPH [online]. 2004, vol.7, n.2, pp. 20-36. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho visou realizar uma investigação acerca da depressão no contexto da adolescência, para tanto participaram desta pesquisa quatro adolescentes -dois do sexo feminino e dois do sexo masculino-, encaminhados dos ambulatórios de especialidades médicas do Hospital das Clinicas da Universidade Federal do Ceará para o ambulatório especializado de psicologia da mesma Instituição, no período de julho de 2004. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos teóricos da psicanálise, pois, o que interessou na compreensão do conceito de depressão na adolescência, foi identificá-la como luto pela perda do corpo infantil, dos pais idealizados da infância e, da identidade e dos papéis infantis, onde as elaborações concernentes a tais perdas aí estão colocadas. A coleta das informações deu-se pela aplicação reduzida das lâminas do Teste de Apercepção Temática (T.A.T.) nos referidos adolescentes, através dos mecanismos de deslocamento presentes na projeção, onde os conflitos referentes à perda da estrutura infantil foram expressos. A análise de conteúdo do material empírico evidenciou, que as três dimensões -as forças dramáticas dos conflitos, o desfecho conferido aos conflitos experimentados pelo protagonista e a relação entre o tema proposto pelos adolescentes e os temas predominantes de cada lâmina- extraídas do relato das história contadas pelos adolescentes a partir da apresentação das lâminas, puderam ser correlacionadas com as vivências do triplo processo de luto característico da passagem pela adolescência.

Keywords : Adolescência; Depressão; Teste de apercepção temática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License