SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Considerações éticas no transplante hepático com doador vivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de. O paciente renal crônico e o transplante de órgãos no Brasil: aspectos psicossociais. Rev. SBPH [online]. 2005, vol.8, n.1, pp. 1-14. ISSN 1516-0858.

Este trabalho apresenta uma revisão sobre os aspectos psicossociais relacionados à doença crônica renal e transplante de órgãos no Brasil e analisa o papel do psicólogo da saúde. Atualmente, menos de 10% dos pacientes com insuficiência renal crônica são encaminhados para o transplante enquanto 60% poderiam ser transplantados. Além disso, o trabalho do psicólogo ainda está predominante dentro da psicologia clínica tradicional. A necessidade de mudanças no trabalho do psicólogo com estes pacientes e de participar no debate de políticas de saúde são discutidas, especialmente nos programas de saúde para favorecer condutas saudáveis. As informações deste estudo poderão ser úteis para os psicólogos para desenvolver guias e políticas para aumentar a qualidade de vida relacionada à doença crônica renal e transplante.

Palavras-chave : Doença renal terminal; Transplante de órgãos; Aspectos psicossociais; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License