SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Considerações éticas no transplante hepático com doador vivoO discurso do paciente portador de artrite reumatóide: ecos da dor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ESTEVES, Carolina Marocco. O resgate do vínculo mãe bebê em casos de maus-tratos: histórias de uma enfermaria de queimados. Rev. SBPH [online]. 2005, vol.8, n.1, pp. 27-39. ISSN 1516-0858.

Este artigo dedica-se a refletir sobre maus-tratos e a vinculação entre a mãe e seu bebê, sendo importante destacar que umas das principais conseqüências da má formação desse vínculo são os maus-tratos. O artigo propõe uma discussão teórico/prática relacionando os aspectos teóricos levantados à experiência clínica de dois anos de Residência Profissional de Psicologia na Enfermaria de Queimados, dentro do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. A discussão tem como objetivo apresentar, através dos casos clínicos, a forma como as mães atendidas conseguem se relacionar com os seus filhos, pensando-se que, na maioria das vezes, as mesmas encontram-se incapacitadas de desempenhar uma “função materna suficientemente boa” (Winnicott, 2000). Um dos fatores que contribui para que isso aconteça é observado durante os atendimentos psicológicos na história pregressa da mãe: doença mental devido a maus-tratos no passado. Diante desse quadro, elabora-se uma proposta que tem como objetivo promover a saúde e/ou prevenir a doença, tanto do bebê quanto da mãe, iniciando o diagnóstico e o acompanhamento psicológico (ou psiquiátrico) o mais breve possível, para seguir com este após a internação e durante o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Maus-tratos; Função materna; Relação mãe-bebê; Transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License