SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Psicologia hospitalar e eutanásiaVivências do paciente com relação ao procedimento cirúrgico: fantasias e sentimentos mais presentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MACHADO, Renata Lisbôa; PELLANDA, Lucia Campos; VIGUERAS, Evelyn R. S.  e  RUSCHEL, Patricia Pereira. Obesidade infantil e prevenção de cardiopatia isquêmica: contribuições da intervenção psicológica em um ambulatório de referência no sul do Brasil. Rev. SBPH [online]. 2005, vol.8, n.2, pp. 25-49. ISSN 1516-0858.

A Cardiopatia Isquêmica é tradicionalmente considerada uma doença de adultos, resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Porém, este processo começa muito cedo, o que foi demonstrado inicialmente em estudos nos quais se observou o início da formação de lesões ateroscleróticas em autópsias de crianças e adultos jovens. O objetivo do presente estudo consiste em descrever as contribuições da intervenção psicológica no tratamento e prevenção dos fatores de risco da cardiopatia isquêmica na infância, destacando-se a obesidade infantil como um desses fatores. Os atendimentos psicológicos acontecem individualmente e os pacientes são acompanhados por suas mães na primeira consulta. Os resultados mais importantes podem ser visualizados na melhor capacidade de expressão do pensamento autônomo dos pacientes, de nomeação de percepções, crenças e valores e da produção criativa de novas experiências e da busca pelo fortalecimento da auto-estima. Conclui-se que para prevenir e tratar os fatores de risco é fundamental tratar as famílias e criar estratégias que as incluam.

Palavras-chave : Prevenção; Cardiopatia isquêmica; Intervenção psicológica; Obesidade infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License