SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Obesidade infantil e prevenção de cardiopatia isquêmica: contribuições da intervenção psicológica em um ambulatório de referência no sul do BrasilA mulher e sua posição na sociedade: da antiguidade aos dias atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

FIGHERA, Jossiele  e  VIERO, Eliani Venturini. Vivências do paciente com relação ao procedimento cirúrgico: fantasias e sentimentos mais presentes. Rev. SBPH [online]. 2005, vol.8, n.2, pp. 51-63. ISSN 1516-0858.

A intervenção cirúrgica representa uma ameaça na vida de qualquer pessoa, pois envolve uma carga emocional específica e diferenciada. A escolha por esse tema se deve, principalmente, pela ampla gama de sentimentos que o procedimento cirúrgico pode despertar na vida de determinado indivíduo, visto que a cirurgia é um evento muitas vezes não-esperado, que interrompe o ciclo normal de desenvolvimento e de vida do indivíduo. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho teve como principal objetivo elucidar o significado da vivência do paciente com relação aos momentos que antecedem o procedimento cirúrgico. O presente estudo foi realizado segundo a metodologia de investigação fenomenológica, que propõe-se a estudar e compreender o fenômeno a partir da experiência vivida pelo sujeito. Para isso, foram realizadas entrevistas abertas com pacientes pré-cirúrgicos internados no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria/RS. Os resultados indicam que os momentos que antecedem a cirurgia são vivenciados pelo paciente de uma forma dramática e assustadora. O medo do desconhecido é a principal causa da insegurança e da ansiedade do paciente pré-cirúrgico. Com relação às fantasias vivenciadas pelos pacientes, as mais freqüentemente encontradas são com relação à anestesia e à recuperação.

Palavras-chave : Paciente cirúrgico; Vivência; Ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License