SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1O câncer como manifestação do não simbolizado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

QUEIROZ, Elizabeth  and  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Tomada de decisão em equipe de reabilitação: questões específicas relativas à assistência e à pesquisa. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 3-13. ISSN 1516-0858.

Em saúde, o processo de tomada de decisão é um elemento crucial, seja no plano assistencial individualizado, seja no plano das políticas nacionais. A qualidade do cuidado em saúde e seu custo pessoal e social são determinados tanto pela decisão do usuário em buscar atendimento quanto pelas propostas institucionais de como tratar e empregar os recursos humanos e financeiros. De fato, as ações de saúde resultam da avaliação e escolha entre múltiplas possibilidades sobre “o que fazer” e “como fazer”. Assim, em razão da relevância do tema, o presente trabalho focaliza a tomada de decisão em saúde, destacando questões associadas à assistência e à pesquisa. Visando ampliar a compreensão sobre fatores vinculados ao processo decisório do trabalho em equipe, especificamente em reabilitação, também apresentam-se estudos empíricos realizados no contexto nacional.

Keywords : Tomada de decisão; Reabilitação; Trabalho de equipe; Assistência; pesquisa; Decision-making; Rehabilitation; Teamwork; Assistance; Research.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License