SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O câncer como manifestação do não simbolizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

QUEIROZ, Elizabeth  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Tomada de decisão em equipe de reabilitação: questões específicas relativas à assistência e à pesquisa. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 3-13. ISSN 1516-0858.

Em saúde, o processo de tomada de decisão é um elemento crucial, seja no plano assistencial individualizado, seja no plano das políticas nacionais. A qualidade do cuidado em saúde e seu custo pessoal e social são determinados tanto pela decisão do usuário em buscar atendimento quanto pelas propostas institucionais de como tratar e empregar os recursos humanos e financeiros. De fato, as ações de saúde resultam da avaliação e escolha entre múltiplas possibilidades sobre “o que fazer” e “como fazer”. Assim, em razão da relevância do tema, o presente trabalho focaliza a tomada de decisão em saúde, destacando questões associadas à assistência e à pesquisa. Visando ampliar a compreensão sobre fatores vinculados ao processo decisório do trabalho em equipe, especificamente em reabilitação, também apresentam-se estudos empíricos realizados no contexto nacional.

Palavras-chave : Tomada de decisão; Reabilitação; Trabalho de equipe; Assistência; pesquisa; Decision-making; Rehabilitation; Teamwork; Assistance; Research.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License