SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Tomada de decisão em equipe de reabilitação: questões específicas relativas à assistência e à pesquisaAs diferentes manifestações do transtorno de estresse pós traumático (TEPT) em crianças vítimas de abuso sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

OLIVEIRA, Caroline Brum de; ROSA, Cristiane Rech; BONATTO, Tatiana  e  OLIVEIRO, Nair Macena de. O câncer como manifestação do não simbolizado. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 15-29. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho tem por objetivo problematizar a experiência de uma intervenção no estágio profissional em Psicologia no Hospital da Criança Conceição. Pretende-se, junto a isso, refletir sobre o fazer psicológico e suas implicações no que diz respeito à pratica no contexto clínico a partir do recorte do atendimento de um paciente com manifestação psicossomática. Utilizou-se o brincar como dispositivo para simbolização e meio de expressão. O referencial teórico norteador baseia-se na Psicanálise.

Palavras-chave : Manifestação psicossomática; Hospital; Fazer psicológico; O brincar; Psychological practice; Hospital; Toy symbolism; Psychosomatic.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License