SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O câncer como manifestação do não simbolizadoA paternidade em cuidados intensivos neonatais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

OLIVEIRA, Liana Höher de  e  SANTOS, Cláudia Simone S. dos. As diferentes manifestações do transtorno de estresse pós traumático (TEPT) em crianças vítimas de abuso sexual. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 31-53. ISSN 1516-0858.

O presente artigo trata de uma pesquisa quantitativa, buscando investigar as diferentes manifestações do Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) em crianças vítimas de abuso sexual, dando ênfase em quatro fatores (físicos, psicológicos, psicológicos com componente depressivo e psicofisiológicos) que compõem o TEPT, com a finalidade de compreender determinados comportamentos apontados por elas. Foi aplicada a Escala de Stress Infantil - ESI, em 30 crianças vítimas de abuso sexual. Os dados foram analisados estatisticamente através do pacote estatístico SPSS (Statistic Package for the Social Sciences) e obtivemos como resultado que o Transtorno de Estresse Pós traumático se mostrou presente em 36,7% o que vem a ser um dado significativo e relevante dentre os 63,3% que não apresentaram TEPT.

Palavras-chave : Transtorno de estresse pós-traumático; Criança vitimizada; Manifestações do transtorno de estresse pós-traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License