SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1As diferentes manifestações do transtorno de estresse pós traumático (TEPT) em crianças vítimas de abuso sexualPrática na enfermaria pediátrica: um colorido na clínica winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COUTINHO, Heloisa Ribeiro Baptista  e  MORSCH, Denise Streit. A paternidade em cuidados intensivos neonatais. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 55-69. ISSN 1516-0858.

As autoras apresentam os resultados de um estudo que privilegiou as falas paternas surgidas a partir da experiência decorrente do nascimento prematuro do filho e do início da internação intensiva neonatal, aliado às observações realizadas em seu dia-a-dia no acompanhamento das famílias, nesta situação. Estabelecem relações com a proposição de Stern (1997) quanto a possibilidade do pai experimentar a “constelação da paternidade”, bem como relativizam o conceito de “engrossment” proposto por Klaus e Klaus (2000) ao funcionamento do pai, numa UTI Neonatal. Finalizam o artigo discutindo as necessárias e indicadas intervenções com a figura paterna nas Unidades Intensivas Neonatais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License