SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Prática na enfermaria pediátrica: um colorido na clínica winnicottianaUm estudo sobre a estruturação egóica de profissionais hospitalares por meio do questionário desiderativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PEREIRA, Camila Bandeira  e  ELLENSOHN, Suien Schacker. Representação gráfica da imagem corporal em mulheres obesas: considerações iniciais: Graphic representation of corporal image in obese women. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 81-89. ISSN 1516-0858.

O Transtorno da Imagem Corporal (TIC) é um sintoma nuclear da obesidade, caracterizado por uma inabilidade de perceber adequadamente o tamanho do próprio corpo, influenciado pela experiência com o peso e forma corporal. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção das mulheres obesas em relação a sua imagem corporal. Estudo qualitativo realizado com três mulheres obesas entre a faixa etária de 35-40 anos, escolhidas aleatoriamente. Como instrumento para avaliar a manifestação gráfica do TIC foi utilizado a variante do Teste Psicológico da Figura Humana de Karen Machover, de acordo com Zukerfeld. Após o teste foi também aplicado um questionário para obtenção de dados adicionais. Os resultados apontaram que dos três sujeitos pesquisados, dois apresentaram TIC (V1), tendo o início da obesidade na adolescência e com grau III do Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com a WHO. Um dos participantes não apresentou TIC (V3), sendo que a obesidade iniciou na fase adulta com grau I da obesidade. Observou-se então a relação do TIC com o início da obesidade e o grau de IMC. Percebe-se a importância do profissional da saúde estar atento ao TIC como um recurso para a compreensão de aspectos psicológicos relativos à obesidade.

Palavras-chave : Transtorno da imagem corporal; Obesidade; Teste gráfico; Body Image Disturbance; Obesity; Graphic test.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License