SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Representação gráfica da imagem corporal em mulheres obesas: considerações iniciais: Graphic representation of corporal image in obese womenA persona do analista frente a necessidade de definição de uma conduta médica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MEDEIROS, Danuta  and  PINTO JUNIOR, Antonio Augusto. Um estudo sobre a estruturação egóica de profissionais hospitalares por meio do questionário desiderativo. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 91-99. ISSN 1516-0858.

O hospital geral, tal como concebemos atualmente, tem-se revelado como o lugar preferencial onde a dor e morte se manifestam de forma intensa e nevrálgica. Trabalhar neste “setting” deve ser compreendido como uma atividade difícil e insalubre determinada, por um lado, pelo próprio objeto de trabalho, e por outro, pelas formas de organização do trabalho. Os profissionais de saúde para enfrentar tal situação extremamente ansiógena geralmente fazem usos de mecanismos de defesa de vários tipos, que funcionam como um escudo frente à angústia, principalmente aqueles que estão em contato direto com o paciente acamado. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou compreender a subjetividade dos profissionais de saúde, seu funcionamento egóico e os mecanismos de defesa utilizados no contexto hospitalar. Para tanto, o Questionário Desiderativo foi aplicado em 40 profissionais (médicos, enfermeiras, fonoaudiólogos e fisioterapeutas). Os dados analisados apontam que os profissionais de saúde, tal como qualquer ser humano, apresentam dificuldade para compreender e enfrentar a morte e a finitude, mas, no entanto conseguem restabelecer-se adaptativamente, mantendo preservada a integridade egóica para o cumprimento de sua função, utilizando recursos defensivos ora mais evoluídos, como a sublimação, ora mais primitivos, como a negação.

Keywords : Morte; Hospital; Profissionais de saúde; Questionário desiderativo; Técnicas projetivas; Psicanálise; Psicologia institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License