SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Um estudo sobre a estruturação egóica de profissionais hospitalares por meio do questionário desiderativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Mônica Giacomini Guedes da. A persona do analista frente a necessidade de definição de uma conduta médicaThe persona of the analyst when facing the need to define a medical conduct. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 101-110. ISSN 1516-0858.

A clínica a qual pretendo me ater neste artigo é a de Afecções Paralíticas, do Instituto de Ortopedia do HCFMUSP com pacientes vítimas de Paralisia Cerebral. A avaliação psicológica com esses pacientes ajuda a definir a conduta que o médico irá adotar em relação a um procedimento cirúrgico. A avaliação psicológica tem por principal foco neste grupo, observar o desenvolvimento e a estrutura emocional do paciente, juntamente à sua dinâmica familiar, com o objetivo de pensar na possibilidade de adesão e colaboração no pós-operatório. Fazendo uma correlação deste trabalho desenvolvido no hospital, com o papel do psicólogo junto ao paciente e aos familiares desta clínica, proponho uma reflexão ao conceito Junguiano de Persona, enfocando a Persona do Analista em relação a esta responsabilidade de definição da elegibilidade cirúrgica de um paciente, considerando sua estrutura emocional.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License