SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A psicanálise no hospital e a demanda (trans) sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

PINTO, Adriana Carvalho  e  GIOIA-MARTINS, Dinorah Fernandes. Qualidade de vida subseqüente à mastectomia: subsídios para intervenção psicológica. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 3-27. ISSN 1516-0858.

O presente estudo investigou as modificações ocorridas na auto-imagem da mulher mastectomizada e também como esta interfere na qualidade de vida da paciente. A amostra consistiu em 5 mulheres, entre 35 e 51 anos, com diagnóstico de câncer, que realizaram a cirurgia de retirada da mama. Como instrumento, utilizou-se: entrevista semi-estruturada; teste D.F.H. e questionários de qualidade de vida EORTC QLQ-C30 e EORTC-BR23. Observou-se que a perda do seio é desorganizadora do esquema corporal, levando as pacientes a se sentirem feias, menos femininas e descontentes com seus corpos. Insegurança, desespero e medo da morte são recorrentes, acarretando em dificuldades de estabelecer relacionamentos com o outro, expressando-se afetivamente sempre como uma forma de obter aprovação. Por fim, a mastectomia não deve ser entendida como a simples retirada do seio, mas como uma ruptura na auto-imagem e na feminilidade, que resulta em mudanças e inseguranças, sendo fundamental o apoio psicológico nessa fase.

Palavras-chave : Mastectomia; Qualidade de vida; Imagem corporal; Psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License