SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A psicanálise no hospital e a demanda (trans) sexualDistanásia: vale a pena? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CACHAPUZ, Daniela Rosa. Psicologia hospitalar: um olhar interdisciplinar no atendimento a crianças e adolescentes. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 43-66. ISSN 1516-0858.

O presente artigo busca caracterizar a ação dos profissionais em psicologia nas equipes interdisciplinares responsáveis pelo atendimento hospitalar a crianças e adolescentes nos diferentes hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), situado na cidade de Porto Alegre. Para estabelecer relações entre teoria e prática, aborda-se aspectos teóricos relacionados à interdisciplinaridade, equipes interdisciplinares atuantes na assistência a crianças e adolescentes e à psicologia hospitalar. A pesquisa foi desenvolvida através do método qualitativo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis psicólogos pertencentes a equipes de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes nos diferentes hospitais do GHC. Os dados foram trabalhados a partir de análise de conteúdo. A partir disso, foram elaboradas dez categorias de análise dentre as quais estão as atividades específicas da psicologia realizadas com determinadas equipes, participação da psicologia em atividades junto à equipe de profissionais, sentimentos em relação à inserção da psicologia nas equipes, procedimentos realizados em suspeita/confirmação de situações de maus-tratos e perfil do psicólogo para atuação com crianças e adolescentes na instituição hospitalar. Ao longo do trabalho são trazidos relatos das entrevistas relacionados com questões teóricas como dispositivo para reflexão a respeito da prática dos psicólogos nos hospitais.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Equipes interdisciplinares; Crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License