SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Psicologia hospitalar: um olhar interdisciplinar no atendimento a crianças e adolescentesO lugar da psicologia no hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ROMANO, Bellkiss Wilma; WATANABE, Cintia Emi  e  TROPPMAIR, Sabine. Distanásia: vale a pena?. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 67-82. ISSN 1516-0858.

O desenvolvimento da tecnologia na área de saúde trouxe novas e importantes discussões relacionadas a forma de lidar com o paciente e com os processos de adoecer e morrer. A Bioética surgiu com o intuito de repensar estas questões, sendo atualmente a distanásia uma das mais importantes. Apesar de pouco discutida em nosso país, a distanásia começa a ocupar seu espaço. Pensar na possibilidade de interromper um tratamento médico, por não estar trazendo benefícios ao paciente, levanta diversas outras questões, já que pode até prolongar o sofrimento deste indivíduo. Objetiva-se então através deste trabalho refletir sobre a discussão da distanásia e suas possíveis conseqüências no Brasil, assim como um breve levantamento sobre os cuidados paliativos, que visam modificar este processo, oferecendo um outro tipo de cuidado ao paciente.

Palavras-chave : Bioética; Distanásia; Cuidados paliativos; Psicologia; Assistência paliativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License