SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Distanásia: vale a pena?Impacto da mastectomia na vida da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SPERONI, Angela Vasconi. O lugar da psicologia no hospital geral. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 83-97. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho tem como objetivo central propiciar uma reflexão acerca do lugar da Psicologia no hospital geral, a partir de divergências encontradas em Serviços dessa especialidade, nesse contexto institucional no Brasil. Assim, apresenta a Psicossomática enquanto uma ideologia surgida na Medicina em oposição à visão puramente organicista dessa categoria. Dessa concepção derivou diretamente a Psicologia Médica, como modelo de prática assistencial a ser aplicado por profissionais de saúde, dentre eles psicólogos, no sentido de otimizar a tarefa médica. Paralelamente, surgiu, exclusivamente no Brasil, a chamada Psicologia Hospitalar, a partir da atuação de psicólogos em hospitais gerais, que, alicerçados em bases teóricas e técnicas adquiridas na formação acadêmica geral, estabeleceram uma nova modalidade de intervenção. Por fim, apresenta a Psicologia da Saúde, enquanto um sub-campo da Psicologia já mundialmente determinado, que se encontra, no atual panorama brasileiro, no alvo das discussões em relação à Psicologia Hospitalar.

Palavras-chave : Psicossomática; Psicologia médica; Psicologia hospitalar; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License