SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O lugar da psicologia no hospital geralA implantação do serviço de psicologia no hospital geral: uma proposta de desenvolvimento de instrumentos e procedimentos de atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALMEIDA, Raquel Ayres de. Impacto da mastectomia na vida da mulher. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 99-113. ISSN 1516-0858.

Este estudo, realizado através de uma revisão de literatura, dedicou-se a promover o conhecimento a respeito do impacto da mastectomia na vida da mulher. Para isso, investigou-se as possíveis modificações ocorridas na vida dessas mulheres no que se refere às repercussões psicológicas, relacionamento familiar, funcionamento social, imagem corporal e sexualidade, qualidade de vida e a possibilidade da reconstrução da mama. A literatura indica que o relacionamento familiar exerce um papel primordial na vida destas mulheres, funcionando como apoio e ajuda para suportarem melhor o diagnóstico e suas conseqüências. A mutilação da mama, um órgão característico da feminilidade, resulta na alteração negativa da imagem corporal, representando uma limitação estética e funcional que pode trazer prejuízo na satisfação sexual. Porém, a qualidade dos relacionamentos afetivos das mulheres com seus parceiros, antes do diagnóstico da doença, parece ser um fator de forte influência na qualidade de vida entre o casal após o diagnóstico e mutilação. As relações sociais são profundamente abaladas, já que o constrangimento de estar com uma doença estigmatizante leva a mulher a se afastar do seu convívio social. A qualidade de vida é avaliada positivamente pela maioria das mulheres pesquisadas por diversos autores. Pode-se observar que a reconstrução da mama preserva a auto-imagem da mulher, e, portanto, proporciona um processo de reabilitação menos traumático.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License