SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Impacto da mastectomia na vida da mulherDor precordial e artérias coronárias normais: aspectos emocionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DIAS, Natália Martins  e  RADOMILE, Maria Eugênia Scatena. A implantação do serviço de psicologia no hospital geral: uma proposta de desenvolvimento de instrumentos e procedimentos de atuação. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 114-132. ISSN 1516-0858.

Este artigo apresenta uma breve proposta de implantação do ‘Serviço ou Departamento de Psicologia’ no hospital geral. Tal proposta se justifica frente à necessidade de se esboçar uma identidade à área e, além, faz-se pertinente ao criar procedimentos padronizados de atuação e ao instrumentalizar o profissional, orientando sua práxis. Deste modo, o projeto divide-se em duas linhas principais de atuação: desenvolvimento de procedimentos e desenvolvimento de instrumentos. O artigo disponibiliza ainda quatro protocolos ou roteiros psicológicos, sendo dois destinados à avaliação (em triagem e em avaliação psicológica hospitalar), um voltado à padronização dos registros de atendimento/acompanhamento e um roteiro em versão resumida. Espera-se, a partir da presente proposta, contribuir à instrumentalização e orientação da prática profissional e, consequentemente, à delimitação da identidade e do papel da psicologia dentro da instituição hospitalar.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Instrumentos; Procedimentos; Atuação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License