SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A implantação do serviço de psicologia no hospital geral: uma proposta de desenvolvimento de instrumentos e procedimentos de atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

Dor precordial e artérias coronárias normais: aspectos emocionais. Rev. SBPH [online]. 2006, vol.9, n.2, pp. 133-146. ISSN 1516-0858.

O artigo visa analisar aspectos emocionais em pacientes que apresentam dor precordial e, ao serem submetidos a cineangiocoronariografia, têm constatado normalidade de suas artérias coronárias. Entre os médicos, em especial os cardiologistas, é crescente a busca de explicações científicas para este problema, considerando cada vez mais os processos psicológicos como parte de sua necessária visão interdisciplinar. O presente estudo é parte integrante de uma pesquisa que está sendo realizada em Hospital Universitário, na cidade de Porto Alegre/RS. Foi investigada a depressão na relação com a patologia, utilizando-se o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Considerou-se, a partir do presente trabalho, que fatores emocionais são capazes de influenciar, até mesmo determinar a dor precordial nestes pacientes, focalizando especificamente, neste estudo, a depressão em níveis elevados bem como verbalizações e observações comportamentais dos sujeitos quando da aplicação do instrumento, sugerindo que mais estudos sejam realizados para a compreensão deste fenômeno.

Palavras-chave : Dor precordial; Depressão; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License