SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A família do paciente internadoCâncer infantil: aspectos emocionais e atuação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes  e  FRANCISCO, Ana Lúcia. A subjetividade do câncer na cultura: implicações na clínica contemporânea. Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 9-24. ISSN 1516-0858.

Este texto aborda a construção subjetiva do paciente, especificamente aquele com diagnóstico de câncer, uma doença culturalmente estigmatizada e com representações simbólicas negativas. Ressalta a importância desta compreensão, sobretudo no que diz respeito às suas repercussões para o equilíbrio emocional do paciente, que afeta, significativamente, o seu quadro clínico geral. Corroboramos com a literatura na qual estudos realizados indicam que as representações construídas pela cultura somadas aos efeitos produzidos pelo seu tratamento podem influenciar na forma de enfrentamento da doença. Diante disto, discussões e reflexões acerca desta temática são importantes na medida em que podem contribuir para um maior aprofundamento da prática clínica no contexto hospitalar, visando um tratamento que contemple tanto o orgânico como o psíquico destes pacientes, promovendo desta forma, um bem estar integral, tal como preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

Palavras-chave : Câncer; Subjetividade; Cultura; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License