SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Como comunicar más noticias: revisão bibliográficaDor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTANHA, Alessandra Ramos; MACHADO, Alcyone Artioli  e  FIGUEIREDO, Marco Antonio de Castro. Conseqüências biopsicossociais do acidente ocupacional com material biológico potencialmente contaminado: perspectiva de pessoas do convívio íntimo do profissional da saúde. Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 65-84. ISSN 1516-0858.

Introdução: Considerando os aspectos subjetivos do acidente ocupacional com material biológico potencialmente contaminado (MBPC), alguns estudos têm apontado o transtorno emocional frente ao episódio de acidente, contudo, tais conseqüências ainda precisam ser avaliadas de forma mais efetiva, inclusive, no que se refere às situações precursoras, à vivência subjetiva do acidente e à possível implicação desse fato na vida social e familiar do trabalhador. Objetivo: Investigar as repercussões do acidente com MBPC nas pessoas do convívio íntimo (familiares, relacionamentos amorosos e amigos próximos) dos profissionais da saúde que sofreram esse tipo de acidente. Método: Esta pesquisafoi desenvolvida no Ambulatório de Acidentes Ocupacionais de Profissionais da Saúde situado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (HCFMRP-USP). A amostra foi constituída por 13 pessoas do convívio íntimo do profissional da saúde. Para a obtenção dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e foi adotado o critério de saturação para definir o tamanho da amostra. Os conteúdos emergentes foram analisados segundo o método de caracterização e análise de conteúdo desenvolvido por Bardin. Este estudo foi realizado considerando os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: Dentre os resultados principais, emergiram duas conseqüências do acidente com MBPC, a partir da perspectiva das pessoas do convívio íntimo do profissional da saúde. A primeira delas diz respeito às conseqüências fisiológicas (efeitos colaterais da profilaxia e acompanhamento clínico-laboratorial). A segunda conseqüência apontada diz respeito aos aspectos psicossociais (alterações do cotidiano, risco de contaminação, expectativas dos exames, reações frente à notícia, revolta, suporte familiar e reavaliação da profissão). Conclusões: As conseqüências biopsicossociais, aqui encontradas, deixam evidentes que a exposição ocupacional à material biológico potencialmente contaminado tem repercussão na vida social e familiar, configurando uma aproximação entre contextos. O espaço social e pessoal, particular, é invadido de forma desorganizadora pelo impacto do acidente.

Palavras-chave : Conseqüências; Acidente de trabalho; Risco biológico; HIV; Hepatite C..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License