SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formação de estudante da área da saúde: reflexões sobre a prática de estágioMulheres com câncer e o vínculo afetivo com suas mães: compreendendo para trabalhar em psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

WOTTRICH, Shana Hastenpflug et al. Formação em serviço: um relato de experiência da inserção da psicologia no Programa de Residência Integrada em Saúde no Instituto de Cardiologia do RS. Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 111-125. ISSN 1516-0858.

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da participação do serviço de psicologia clínica no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Instituto de Cardiologia. A partir de convênio firmado entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia, estabeleceu-se a integração dos programas de Residência Médica em Cardiologia com os programas de Aperfeiçoamento Especializado em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O Programa de Residência Integrada visa orientar e acompanhar atividades de atenção integral à saúde, atividades de estudo sobre a prática multi e interdisciplinar de atuação no sistema de saúde, considerando as políticas de saúde atuais. A integração apresenta-se na participação nos rounds das unidades, discussão de casos clínicos, apresentação de artigos, além das atividades de acompanhamento psicológico realizadas nas unidades do hospital. Entende-se que a psicologia atua de forma a estimular a contemplação das questões psico-emocionais envolvidos no adoecimento e hospitalização, contribuindo para o entendimento do sujeito doente em seus aspectos biopsicosociais.

Palavras-chave : Psicologia; Residência; Interdisciplinariedade; Psychology; Residency; Interdisciplinarity.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License