SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Formação em serviço: um relato de experiência da inserção da psicologia no Programa de Residência Integrada em Saúde no Instituto de Cardiologia do RSO acompanhamento psicológico a óbitos em unidade pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

QUINTANA, Jacqueline Feltrin. Mulheres com câncer e o vínculo afetivo com suas mães: compreendendo para trabalhar em psicoterapia. Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.1, pp. 127-150. ISSN 1516-0858.

O trabalho trata das mulheres que adoeceram por câncer e o vínculo afetivo que mantiveram com suas mães na infância. O método que proporcionou chegar aos resultados foi o de Análise de Categorias dentre as encontradas foram: sentimento de abandono, vínculo afetivo, recursos compensatórios adaptativos e medo.O instrumento utilizado para chegar às categorias foi uma entrevista semi-estruturada. A conclusão sobre as mulheres que adoecem de câncer e o vínculo afetivo que mantiveram com as mães na infância, confirmaram o que foi fundamentado na teoria, ou seja, as mulheres do estudo apresentaram sentimentos de abandono, suas mães não supriram carências necessárias na infância, ocasionando vazios internos na personalidade.

Palavras-chave : Percepção; Adaptação; Sentimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License