SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Atendimento ao paciente idosoDesafios atuais no trabalho multiprofissional em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

THOMAS, Caroline Venzon; SOUZA, Aniele Lima de; PORTAL, Vera Lucia  e  RUSCHEL, Patricia Pereira. Avaliação ambulatorial de qualidade de vida em pacientes pós infarto agudo do miocárdio. Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.2, pp. 13-31. ISSN 1516-0858.

O presente estudo visa avaliar a qualidade de vida de pacientes pós-infarto agudo do miocárdio (IAM) e identificar diferenças na auto percepção da qualidade de vida. Este é um estudo transversal, com 153 pacientes que foram avaliados através do trabalho Efetividade de um ambulatório Transdisciplinar no Acompanhamento de Pacientes após o Primeiro IAM. Foi aplicado o questionário multidimensional de avaliação de qualidade de vida, SF-36. No grupo intervenção a média nos domínios estado geral de saúde, capacidade funcional, limitação física, vitalidade e aspectos emocionais demonstraram-se ligeiramente mais elevadas. Nos domínios dor, aspectos sociais e saúde mental o grupo controle apresentou escores maiores. Os resultados obtidos neste estudo contaram com número limitado de pacientes, indicando resultados ainda não significativos.

Palavras-chave : Doença arterial coronariana; Qualidade de vida; Psicologia; Prevenção secundária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License