SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Desafios atuais no trabalho multiprofissional em saúdeEquipes de saúde: o desafio da integração disciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Mônica Giacomini Guedes da. Doença terminal, perspectiva de morte: um trabalho desafiador ao profissional da saúde que luta contra ela.... Rev. SBPH [online]. 2007, vol.10, n.2, pp. 43-51. ISSN 1516-0858.

A equipe médica delega ao psicólogo a responsabilidade de aliviar o sofrimento do paciente por um entendimento de que as questões emocionais são da competência exclusiva deste profissional, um risco para psicólogo em assumir para si esse contrato onipotente. O analista estabelece uma relação arquetípica com o paciente, enquanto um "Curador Ferido". Na vivência do paciente terminal, fica constelado o "Arquétipo do Inválido", expresso na compreensão da dependência eterna. Trazendo um recorte do Mito de Hefesto, pode-se fazer a associação com a vivência deste paciente, pensando-o como uma imagem mitológica que representa o arquétipo do inválido. A intervenção psicológica caminha de encontro a uma vivência mítica, onde a relação do analista com o paciente pode simbolizar o resgate de uma jornada heróica e possibilitar o acesso do indivíduo a seu potencial criativo e sua capacidade de lidar com sua doença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License