SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Lócus de controle em psicólogos hospitalaresInterconsulta psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LUCCHESI, Fátima; MACEDO, Paula Costa Mosca  e  MARCO, Mario Alfredo De. Saúde mental na unidade de terapia intensiva. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 19-30. ISSN 1516-0858.

A UTI é um setor que oferece cuidados aos pacientes que apresentam instabilidade clínica grave, propõe tratamentos complexos que garantem a sobrevivência e a melhoria do estado geral de saúde dos pacientes. Este ambiente também expõe o paciente a situações extremamente difíceis do ponto de vista emocional e que necessitam de uma atenção especializada. O adoecimento de uma pessoa e sua internação na UTI também implica numa modificação da dinâmica familiar. A equipe também poderá vir a ser bastante solicitada pelo paciente e familiares, tanto do ponto de vista técnico como também do ponto de vista emocional. O impacto dos aspectos envolvidos no tratamento do paciente grave e tudo que envolve este cuidado causam impacto na equipe cuidadora e faz com que esta desenvolva mecanismos de defesa para lidar com as situações de conflito. O Programa de Ligação em Saúde Mental na UTI do Hospital São Paulo/UNIFESP atua na tríade paciente-família-equipe com objetivo de ressaltar a importância dos aspectos emocionais e das intervenções psicossociais voltadas para o bem-estar do paciente e familiar, assim como promover discussões com a equipe, instrumentalizando-a para o cuidado ao paciente grave nas diversas fases do tratamento.

Palavras-chave : Cuidado intensivo; Psicologia hospitalar; Paciente grave.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License