SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Saúde mental na unidade de terapia intensivaO Acompanhamento Terapêutico (AT) no hospital geral: Música e Psicologia aplicada à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CARVALHO, Marcele Regine de  e  LUSTOSA, Maria Alice. Interconsulta psicológica. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 31-47. ISSN 1516-0858.

A assistência em saúde pública é tarefa complexa e requer abordagem e intervenções baseadas em diferentes variáveis e em seus pontos de encontro. É neste contexto que a prática do conceito de interdisciplinaridade se mostra necessária. Uma forma de atuação que se baseia neste conceito é a interconsulta. O presente estudo visou revisar, principalmente nas bases de dados PubMed e SciELO, a literatura que aborda a interdisciplinaridade na área da saúde e a interconsulta psicológica, de forma a explicitar as contribuições de tais práticas para o atendimento integral do usuário do sistema de saúde, e também apontar as limitações que precisam ser superadas. Sabe-se que a interconsulta favorece a humanização do atendimento e enriquece a formação profissional do interconsultor. Nota-se a existência de um consenso sobre o conceito de interconsulta, porém sua prática ainda carece de investigações com adequado delineamento metodológico e que abordem os resultados das intervenções realizadas, principalmente na área de psicologia, em que poucas pesquisas são encontradas. A partir deste estudo, espera-se contribuir para a divulgação deste serviço e estimulação de novas pesquisas que ajudem a aprimorar, nortear e difundir o atendimento de interconsulta psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License