SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O Acompanhamento Terapêutico (AT) no hospital geral: Música e Psicologia aplicada à saúdePsicanálise no hospital: algumas considerações a partir de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AMARAL, Mariana Xavier Gonçalves do et al. Reações emocionais do médico residente frente ao paciente em cuidados paliativos. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 61-86. ISSN 1516-0858.

Profissionais da saúde sofrem grande desgaste físico e emocional ao cuidar de pacientes terminais em cuidados paliativos e o médico pode desenvolver uma série de sentimentos e emoções negativas causados pelo confronto com a possibilidade da morte do paciente. O estudo tem como finalidade sugerir uma avaliação sobre como o médico lida com a limitação da medicina e com a aceitação da morte de seu paciente. As reações emocionais do médico residente frente a esses pacientes estão principalmente ligadas aos traços de personalidade de cada profissional, à formação médica e às experiências que cada um teve com a morte de pessoas ligadas a ele no passado, ou à sua própria proximidade com a morte. Através dos resultados observa-se uma real dificuldade da maioria dos participantes em tratar do tema e da comunicação da morte com seus pacientes, familiares e principalmente, consigo mesmos.

Palavras-chave : Profissionais de saúde; Médico; Cuidados paliativos; Reações emocionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License