SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Corpo estranho - narcisismo e desamparo no contexto hospitalarDesamparo diante da perda do filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Tatiana Detzel da  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em trabalhadores da enfermagem de um hospital geral. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 113-130. ISSN 1516-0858.

A profissão de Enfermagem tem a função de prestar assistência para sobrevivência de outros, garantindo seu bem-estar físico e emocional. Portanto, o ambiente hospitalar por lidar com pessoas debilitadas, dor, sofrimento e morte, torna-se um ambiente altamente propício a situações de estresse, que se persistentes, podem levar o trabalhador a desenvolver a Síndrome de Burnout. O objetivo deste estudo foi verificar a existência de associação entre a Síndrome de Burnout e variáveis demográficas, profissionais e psicossociais em 131 profissionais da enfermagem de um hospital geral de Porto Alegre. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o MBI - Maslach Burnout Inventory (HSS), o Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23) e um questionário elaborado especificamente para este estudo para as demais variáveis. Os resultados obtidos indicam elevado índice de Realização Profissional e índices médios de Exaustão Emocional e Despersonalização. Também se evidencia maior associação entre dimensões de Burnout e variáveis laborais e psicossociais.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Estresse ocupacional; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License