SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Desamparo diante da perda do filhoNarcisismo materno: quando meu bebê não vai para casa... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALBERTI, Sonia. O hospital, o sujeito, a Psicanálie: questões desenvolvidas a partir de uma experiência de dezoito anos no NESA/UERJ. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 143-160. ISSN 1516-0858.

Iniciando com o exame da experiência de construção de um dos setores de Saúde Mental no Hospital Universitário Pedro Ernesto, identifico a inserção da psicanálise nessa construção em três tempos: o instante de ver, o tempo de compreender e o momento de concluir. Isso me leva ao axioma de que a psicanálise não só tem uma grande contribuição a dar para fazer valer um lugar específico no hospital, como também precisa instrumentalizar-se, cada vez mais, para poder sustentar tal contribuição. Parto da hipótese de que ela se instrumentaliza quando se sustenta em um aprofundamento teórico cada vez maior, única forma de fazer frente à fragmentação do sujeito baseada na idéia de um indivíduo cerebral, idéia que foraclui aquele, colocando em cheque tudo o que já foi possível pensar quanto à relação médico-paciente.

Palavras-chave : NESA/UERJ; Saúde mental e psicanálise; Sujeito e hospital; Relação médico-paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License