SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O hospital, o sujeito, a Psicanálie: questões desenvolvidas a partir de uma experiência de dezoito anos no NESA/UERJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARSON, Ana Paula. Narcisismo materno: quando meu bebê não vai para casa.... Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.1, pp. 161-169. ISSN 1516-0858.

A autora tece reflexões sobre a gestação prematura, a qual instala uma crise na relação da mulher com a sua identidade, com a maternidade e com o tornar-se mãe. A ruptura do encontro com o filho idealizado e a surpresa do encontro com o filho real, que a impossibilita de ser mãe, faz cair por terra os sonhos, as idealizações, gerando uma ruptura na rotina de vida da mãe, e na rotina do bebê, que vem ao mundo com aparência frágil e pequena. A gestação e a passagem do bebê imaginado para o bebê real tendem a ser interrompidos por uma realidade em que o bebê idealizado da gestação não corresponde em nada ao bebê da incubadora. Assim, seu narcisismo é profundamente ferido. Deu a luz a um bebê incompleto ou doente, não podendo contar com a festa social do nascimento, as felicitações dos familiares e amigos. O reconhecimento social da maternidade não lhe pertence. A mãe tem que elaborar neste momento sentimentos de dor, angústia, tristeza, que despertam ou reativam vivências de castigo e perseguição, determinando uma regressão afetiva tanto na libido objetal como narcísica. Essas reflexões nos tornam úteis, ao ponto de darmos um espaço de escuta para essa mãe poder ressignificar os sentimentos gerados pela situação, significando esse momento da díade mãe/bebê.

Palavras-chave : Narcisismo; Maternidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License