SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O “grito” no contexto hospitalarAtuação em rede de proteção social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

VASCONCELOS, Arilane da Silva; COSTA, Cristina  e  BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes. Do transtorno de ansiedade ao câncer. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 51-71. ISSN 1516-0858.

Os Transtornos Ansiosos estiveram presentes em diferentes momentos históricos e culturais. O adoecimento humano intensifica e nos remete a uma profunda investigação sobre medos e fantasias frente à possibilidade de morte que o estigma de algumas doenças, como o câncer, pode causar. Nesse contexto, objetivou-se analisar os sintomas de ansiedade em 35 pacientes oncológicos do Hospital da FAP em Campina Grande - PB. Os instrumentos utilizados foram: questionário sócio-demográfico, a avaliação do estado de exame mental, a escala de Hamilton e entrevista semi-estruturada para garantia de uma demanda mais natural de informações coletadas e analisadas a partir de categorias analíticas. Os resultados indicaram que os pacientes oncológicos sofrem de sintomas ansiosos mesmo antes de seu diagnóstico, tais transtornos encontram-se mais evidentes durante a trajetória de internação e tratamento parte do processo de recuperação. A presença de sintomas ansiosos apresentou-se ligada principalmente a dois fatores: a associação entre o câncer e a iminência de morte e a ausência da família. Logo, a cura para muitos dos entrevistados é fator de dúvida o que repercute numa má informação sobre o tema.

Palavras-chave : Ansiedade; Fantasias; Câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License