SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Relações entre o pensar e o fazer clínico: atuação ou prova terapeuticaDeficiência física congênita e Saúde Mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MAZUTTI, Sandra Regina Gonzaga  e  KITAYAMA, Marcela Mayami Gomes. Psicologia hospitalar: um enfoque em terapia cognitiva. Rev. SBPH [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 111-125. ISSN 1516-0858.

Este artigo teve como objetivo apresentar a aplicabilidade da Terapia Cognitiva (TC) em pacientes internados em Hospital Geral. Foi apresentada uma breve fundamentação com princípios básicos da TC, estratégias e técnicas para intervir em situações de crise. Foram feitas considerações sobre as características da TC: curta duração, focada no aqui- agora com objetivo na resolução de problema e flexibilidade de pensamentos e crenças, visando à melhora rápida do humor, maior estabilidade emocional e uso de estratégia de enfrentamento mais adequada. Foram apresentados e discutidos dois casos de pacientes internados em hospital geral, atendidos em TC que poderão ser avaliados quanto aos resultados obtidos na prática hospitalar.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Psicologia hospitalar; Hospital geral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License