SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1A inter-relação entre qualidade de vida e adequação social em laringectomizados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

VERAS, Lana  and  MOREIRA, Virgínia. A compreensão do mundo vivido da criança sertaneja com câncer: contribuições do livro “Dudu vai ao hospital”. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 3-16. ISSN 1516-0858.

Neste artigo, apresentamos o livro infantil “Dudu vai ao Hospital: compartilhando vivências de crianças com câncer” como contribuição na compreensão do mundo vivido da criança nordestina com câncer, visando facilitar contatos com a pessoa e sua saúde, desde os momentos de prevenção aos de tratamento, reabilitação ou morte. Considerou-se seu uso não só na intervenção terciária, em hospitais, mas também em contextos como escola, família e comunidade. Foram abordados temas como: paradigmas em saúde, tentativa da psicologia de construir espaço e identidade profissional, contato com a realidade mundana potencializando criação de alternativas e construção de um instrumento que tenta se aproximar da nossa realidade cultural. Contexto permeado por ser: brasileiro, nordestino, imerso em desigualdade social e carência. As temáticas emergentes no texto foram: necessidade de compreender a vida da pessoa antes do diagnóstico, choques culturais, questões sociais, diagnóstico, institucionalização, tratamento, sofrimento, perdas e possibilidades. Realizou-se uma articulação do conteúdo do livro com as reflexões e produções teóricas de alguns dos principais autores relacionados com a temática.

Keywords : Psicologia Hospitalar; Psico-oncologia; Nordeste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License