SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A compreensão do mundo vivido da criança sertaneja com câncer: contribuições do livro “Dudu vai ao hospital”A representação social da criança hospitalizada: um estudo por meio do procedimento de desenho-estória com tema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Amanda Cruz da; ABRAHAO, Viviam  e  RUDNICKI, Tânia. A inter-relação entre qualidade de vida e adequação social em laringectomizados. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 17-30. ISSN 1516-0858.

O presente artigo mostra relação entre as variáveis, qualidade de vida e adequação social entre laringectomizados; apontando que quanto maior a adequação social maior é qualidade de vida; demonstrando que existe relação entre as variáveis estudadas. A adequação social no que se refere à integração de múltiplos fatores que interferem no comportamento do individuo perante as situações da vida cotidiana, relaciona-se com a qualidade de vida nas dimensões da percepção do individuo no contexto da cultura e sistema de valores nos quais o sujeito vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Conclui-se que o laringectomizado requer uma continuidade de cuidados após a cirurgia. A rede de suporte auxilia o enfermo na obtenção de uma melhor readaptação social e melhor qualidade de vida.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Adequação social; Laringectomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License