SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1A inter-relação entre qualidade de vida e adequação social em laringectomizadosReaches and limits of the Psychology service at deputado Nelson Marchezan's casualty department Canoas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

RIBEIRO, Carla Regina  and  PINTO JUNIOR, Antonio Augusto. A representação social da criança hospitalizada: um estudo por meio do procedimento de desenho-estória com tema. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 31-56. ISSN 1516-0858.

A hospitalização infantil revela-se como uma experiência dolorosa para a criança e seus familiares. Diversos sentimentos emergem dessa situação, provocando dúvidas, angústias, sofrimento e dor. Frente a isto, o presente artigo objetivou compreender a representação social que a criança possui a respeito da hospitalização/hospital. Visto que, nesta situação o principal ator social é a própria criança. Para tanto, utilizou-se como abordagem teórico-metodológica o referencial da Teoria das Representações Sociais e como instrumento para coleta de dados o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, o qual foi analisado a partir da proposta de Aiello-Vaisberg (1997). Os resultados demonstraram que as crianças se ancoram em duas teorias diferentes a cerca do objeto representacional em pauta, na primeira teoria como equipamento de ajuda, tratamento, apoio e salvação; e na segunda teoria como local de privação, exclusão, sofrimento, punição e castigo.

Keywords : Hospitalização infantil; Criança hospitalizada; Representação social; Hospital; Procedimento de Desenho-Estória com Tema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License