SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A inter-relação entre qualidade de vida e adequação social em laringectomizadosAlcance e limites do serviço de psicologia do hospital de pronto socorro de Canoas - deputado Nelson Marchezan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RIBEIRO, Carla Regina  e  PINTO JUNIOR, Antonio Augusto. A representação social da criança hospitalizada: um estudo por meio do procedimento de desenho-estória com tema. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 31-56. ISSN 1516-0858.

A hospitalização infantil revela-se como uma experiência dolorosa para a criança e seus familiares. Diversos sentimentos emergem dessa situação, provocando dúvidas, angústias, sofrimento e dor. Frente a isto, o presente artigo objetivou compreender a representação social que a criança possui a respeito da hospitalização/hospital. Visto que, nesta situação o principal ator social é a própria criança. Para tanto, utilizou-se como abordagem teórico-metodológica o referencial da Teoria das Representações Sociais e como instrumento para coleta de dados o Procedimento de Desenho-Estória com Tema, o qual foi analisado a partir da proposta de Aiello-Vaisberg (1997). Os resultados demonstraram que as crianças se ancoram em duas teorias diferentes a cerca do objeto representacional em pauta, na primeira teoria como equipamento de ajuda, tratamento, apoio e salvação; e na segunda teoria como local de privação, exclusão, sofrimento, punição e castigo.

Palavras-chave : Hospitalização infantil; Criança hospitalizada; Representação social; Hospital; Procedimento de Desenho-Estória com Tema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License