SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A representação social da criança hospitalizada: um estudo por meio do procedimento de desenho-estória com temaReflexões e propostas acerca da avaliação psicológica no contexto HIV/Aids índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SCREMIN, Simone Medianeira; AVILA, Rosana Costa de  e  BRANCO, Carla Joseane. Alcance e limites do serviço de psicologia do hospital de pronto socorro de Canoas - deputado Nelson Marchezan. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 57-69. ISSN 1516-0858.

Os serviços de emergência cada vez mais estão trabalhando em equipes interdisciplinares, objetivando atender ao paciente e seus familiares de uma forma integral, trabalhando na reparação dos danos físicos, lesões orgânicas e emocionais, provocadas pela hospitalização. Nestes momentos, a psicologia torna-se uma importante aliada, com o intuito de minimizar o sofrimento, atuando com ações integradas para a prevenção de doenças, promoção do bem estar e manutenção da saúde. Cada situação, coloca o psicólogo em contato direto com o novo, o que exige flexibilidade ao definir a ação mais efetiva em determinada circunstância, revelando a singularidade de cada atendimento. Neste artigo, nossa intenção é apresentar e descrever as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia do Hospital de Pronto Socorro de Canoas - Deputado Nelson Marchezan, e o seu fluxo. Estas atividades são: Acolhimento, Sala de Emergência, Sala de Observação, Bloco Cirúrgico, Unidade de Internação, Unidade de Tratamento Intensivo e Comissões Hospitalares. O estudo é justificado por seu aporte teórico-prático, estando relacionado com a urgência médica e com a emergência do indivíduo como pessoa, contribuindo com a instrumentalização e orientação prática dos profissionais psicólogos que se interessam pelo tema.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Emergência; Trauma psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License