SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Reflexões e propostas acerca da avaliação psicológica no contexto HIV/AidsCâncer de pênis: perfil sócio-demográfico e respostas emocionais à penectomia em pacientes atendidos no Serviço de Psicologia do Hospital de Câncer de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RAMOS, Bianca Figueiredo  e  LUSTOSA, Maria Alice. Câncer de mama feminino e psicologia. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 85-97. ISSN 1516-0858.

Entende-se neoplasia maligna da mama como câncer de mama, que é o crescimento desordenado de células determinando a formação de tumores malignos. Pode causar importantes alterações físicas, sociais e psicológicas nas pacientes. Este artigo teve como objetivo compreender e descrever o comportamento, a dinâmica psíquica de quem possui esta patologia e suas expectativas mais comuns. O trabalho também aborda conteúdos sobre o aspecto biopicossocioespiritual da mulher acometida pelo câncer de mama, trazendo pontos relevantes e essenciais para a vida da paciente em tratamento, assim como estratégias de abordagem psicologia para apoio na situação cirúrgica.

Palavras-chave : Câncer de mama; Psicologia; Sentimentos; Comportamentos; Psicoprofilaxia cirúrgica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License