SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Câncer de mama feminino e psicologiaCartografia de uma ação em saúde: o papel do psicólogo hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARROS, Érika Neves de  e  MELO, Mônica Cristina Batista de. Câncer de pênis: perfil sócio-demográfico e respostas emocionais à penectomia em pacientes atendidos no Serviço de Psicologia do Hospital de Câncer de Pernambuco. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 99-111. ISSN 1516-0858.

O câncer de pênis, apesar de considerado raro em países desenvolvidos, apresenta taxas relevantes de incidência no Brasil. Sua sintomatologia mais freqüente consiste em uma ferida ou ulcera de difícil cicatrização ou tumor na glande, prepúcio ou corpo do pênis associado à ocorrência de uma secreção branca denominada esmegma. A ocorrência desta neoplasia é comumente associada à fimose, doenças sexualmente transmissíveis, baixa renda familiar, hábitos inadequados de higiene e baixa escolaridade. Trata-se de um estudo exploratório que teve como objetivo traçar o perfil sócio-demográfico de pacientes atendidos no Serviço de Psicologia do Hospital de Câncer de Pernambuco, com diagnóstico de câncer de pênis e indicação para tratamento cirúrgico, e suas principais respostas emocionais frente a esta realidade. A faixa etária deste grupo foi de 56 anos, sendo em sua maioria casados ou mantendo uma união estável; mediana de dois filhos; católicos; baixa escolaridade; agricultores; baixa renda familiar, procedentes do interior de Pernambuco. As repercussões emocionais mais verbalizadas por esses homens foram: insônia, ideação suicida, medo e tristeza intensa. Como conclusão, percebe-se a importância de uma maior atenção à saúde do homem, bem como informações à população sobre medidas de prevenção para este tipo de câncer.

Palavras-chave : Câncer de pênis; Psicologia hospitalar; Saúde coletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License