SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Câncer de pênis: perfil sócio-demográfico e respostas emocionais à penectomia em pacientes atendidos no Serviço de Psicologia do Hospital de Câncer de PernambucoDistúrbios alimentares na infância: concepções das educadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Veridiana Alves de Sousa Ferreira et al. Cartografia de uma ação em saúde: o papel do psicólogo hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.1, pp. 113-134. ISSN 1516-0858.

Atualmente, Psicologia Hospitalar apresenta-se de maneira ampla e éreconhecida como importante. Em geral, o trabalho do psicólogo hospitalar mantém o foco no sofrimento e nas repercussões decorrentes da doença e a hospitalização, associando este aspecto com outros fatores, como história de vida, forma como de lidar com a doença e seu perfil de personalidade. O crescente interesse dos estudantes e a abertura do campo de trabalho, por vezes, pode repercutir em um trabalho sem direcionamento que contribui para a resistência de algumas instituições hospitalares. Esta pesquisa tem o objetivo de cartografar o campo de atuação do psicólogo hospitalar na cidade do Recife. Realizamos um levantamento de hospitais da rede pública e privada que dispunham de psicólogos na sua equipe com o intuito de analisar a formação que embasa a sua prática e verificar como o trabalho de intervenção psicológica vem sendo realizado. Os resultados apontam para a especialização como uma ferramenta essencial que favorece a prática. Dada a realidade deste ambiente, a supervisão dos casos e o trabalho pessoal também se colocam como fundamentais. O reconhecimento da atuação do psicólogo e o desempenho do seu papel em equipes interdisciplinares tem sido valorizado pelos demais profissionais. Com isso, a psicologia hospitalar vem ganhando espaço não apenas em hospitais da rede pública, mas também da rede privada.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Campo de atuação; Intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License