SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A importância da assistência psicológica junto ao paciente em hemodiáliseReprodução assistida: Um pouco de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

QUADRADO, Alessandra  e  RUDNICKI, Tânia. Adesão terapêutica e a doença crônica não transmissível. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 12-22. ISSN 1516-0858.

Estudo exploratório-descritivo realizado com o objetivo de avaliar, através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL), os fatores estressores entre quinze enfermos crônicos durante período de hospitalização em Hospital particular, Porto Alegre/RS. Em relação à enfermidade, 40% eram renais crônicos e se encontravam em tratamento de hemodiálise; 33% laringectomizados e 27% pacientes hematológicos. Do total, 73,3% apresentou sintomas de estresse, sendo que os hemodializados pontuaram 83,3%; os hematológicos 75% e, os laringectomizados 60%. No que se refere ao sexo, o percentual maior é de pacientes do sexo masculino (55,6%) e, 33% mulheres, sendo que a fase de resistência é o que predomina entre ambos.

Palavras-chave : Doente crônico; Sintomas de estresse; Hospitalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License