SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Adesão terapêutica e a doença crônica não transmissívelO tempo para os que esperam: reflexões a partir do atendimento psicológico a pacientes na Unicor de um hospital público da cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MOURA, Marisa Decat de; SOUZA, Maria do Carmo Borges de  e  SCHEFFER, Bruno Brum. Reprodução assistida: Um pouco de história. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 23-42. ISSN 1516-0858.

A Reprodução Assistida é um campo do conhecimento pertinente para pensar mudanças e progressos no qual os avanços da ciência e da tecnologia oferecem recursos inúmeros para o tratamento da infertilidade humana. Diante do novo que nos surpreende sempre, podemos citar mitos, escritos religiosos e acontecimentos na história da humanidade, que já tentavam dizer sobre o mistério e a busca da revelação do desconhecido, no campo indizível da origem do ser humano, em sua fertilidade e/ou infertilidade. Testemunhamos situações delicadas que demandam respostas éticas, para legislar questões que “escapam” do objetivável do discurso e avanço da ciência. Posição delicada: com a evolução do conhecimento e as técnicas disponíveis para os tratamentos em geral, precisamos considerar também o caso absolutamente singular “daquele sujeito e sua história”. Com a palavra, também, a sociedade.

Palavras-chave : Reprodução assistida; História; Ciência; Tecnologia; Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License