SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O tempo para os que esperam: reflexões a partir do atendimento psicológico a pacientes na Unicor de um hospital público da cidade do Rio de JaneiroPercursos na história da Psicologia Hospitalar no Brasil: : a produção em programas de doutorado em Psicologia no período de 2003 a 2004 no Banco de Teses da Capes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

STALIANO, Pamela  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Estudos e pesquisas em Psico-Oncologia: levantamento realizado no Portal PePSIC. Rev. SBPH [online]. 2009, vol.12, n.2, pp. 54-68. ISSN 1516-0858.

Propõe-se um levantamento das publicações sobre Psico-Oncologia, veiculadas no portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), no intuito de fornecer um panorama da área. A busca foi realizada a partir da combinação dos descritores: psicologia (AND) oncologia (OR) câncer. Os 80 artigos identificados foram categorizados de acordo com: a) delineamento do estudo, com destaque para os relatos de pesquisa (53%); b) tipo de instrumento, 47% utilizaram entrevistas; c) foco de estudo, 45% enfatizaram aspectos psicossociais; d) tipo de câncer, os mais evidentes foram câncer de mama (30%) e câncer infantil (34%); e) modalidade de intervenção, 53% envolveram atendimento grupal. Sugere-se a realização de mais estudos de caráter desenvolvimental, uma vez que favorecem a compreensão da experiência oncológica ao longo do ciclo de vida.

Palavras-chave : Psico-Oncologia; Periódicos Eletrônicos em Psicologia; PePSIC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License